“Quem não se comunica se trumbica…”
Popularizada pelo saudoso comunicador Chacrinha, a expressão-título deste artigo é uma premissa cada vez mais válida no mundo globalizado em que vivemos.
E não apenas pela sua capacidade de ouvir, de processar a informação e de enviar uma resposta ao seu interlocutor, mas de utilizar a comunicação como ferramenta para a conquista do sucesso, pessoal e profissional.
Hoje, para ser bem-sucedido, não basta ter um diploma.
É preciso falar outros idiomas, fazer mestrado, doutorado e MBA apenas para concorrer a uma vaga em um conceituado escritório de advocacia…
Portanto, para se destacar você tem de saber que a comunicação é parte de nossas atividades e faz a diferença no mundo em que vivemos.
Mas apesar de ser parte vital de nossas atividades, muita gente não dá muita importância a ela, limitando-se a falar, ouvir falar continuamente, sem provocar nenhuma ação e desperdiçando palavras.
Comunicar-se abre possibilidades e leva a resultados.
Um bom comunicador interage com o mundo, sem se deixar levar pelos acontecimentos.
Ao comunicar-se, você expõe suas ideias, solicita, declara, proclama, delega, manifesta e principalmente, cria novas possibilidades.
Algumas pessoas são mais comunicativas que outras, mas isso não caracteriza um “dom”, apenas sugere que há pessoas introvertidas e extrovertidas. Não determina que uma seja mais hábil que a outra em comunicar-se, mesmo porque hoje, existem muitas técnicas específicas para o desenvolvimento de comunicação pessoal.
O primeiro passo é ter consciência de que comunicar-se não se restringe ao uso das palavras, aliás, o tom da voz e as posturas corporais contam mais que as palavras. Ao interagir com as pessoas, imediatamente provocamos nelas alguma reação. É a famosa “primeira impressão”.
Garantir uma “primeira impressão” positiva é condição número um para o sucesso.
Nessa ocasião, quatro fatores são importantes:
- O que você faz
- O que diz
- Como diz
- Como se apresenta
O conteúdo do seu discurso (é muito importante).
É preciso preparar-se para o que vai dizer, a fim de transmitir seus conhecimentos com tranquilidade, garantindo que seus interlocutores o escutarão.
Além disso, é preciso atenção ao modo como você diz, pois uma ênfase mal colocada pode mudar todo o sentido de um discurso e mais: controle o tom de sua voz e a velocidade da fala.
No campo da comunicação não verbal, a aparência é um quesito muito importante, que abrange desde a roupa que se está vestindo até cuidados com higiene pessoal, gestos e postura corporal. O corpo fala… e não mente!
E as pessoas prestam tanta atenção a ele quanto às suas palavras. Isso significa que, se suas palavras não estiverem de acordo com sua postura corporal, dificilmente acreditarão em você.
Sabendo disso tudo, comece a preparar-se para ser um bom comunicador.
Peça a alguém de sua confiança que preste atenção em você enquanto se comunica e, depois, lhe fale a respeito do que observou. Outra opção é filmar-se e, depois, assistir cuidadosamente à fita, procurando identificar possíveis vícios, manias e qualidades, tanto na fala, quando na aparência, postura e gestos. Mas seja sincero e observador.
Lembre-se que, para melhorar, é preciso conhecer o déficit; portanto, não tenha medo de reconhecer seus defeitos.
Use-os como trampolim para o aprendizado.
Dr. Lair Ribeiro — Palestrante internacional